quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Natal!

Hoje, preparamo-nos para festejar um novo Natal.
Na tradição Cristã, comemora-se no dia 25 deste mês de Dezembro, a Natividade de Jesus Cristo. No entanto, Natal, tal como muitos poetas o cantaram já, é Universal, na medida em que designa o dia, o país, ou o local do nascimento de alguém e, abrange-nos a todos, sem excepção.
Hoje, sentimos angustiados, que à nossa volta, são poucos os sinais capazes de nos motivar a festejar com alegria, o dia do nascimento daquele que foi designado pela religião Cristã, como O Salvador.
A tristeza pelo sofrimento de tantos, cada dia mais, que neste Natal não irão ter um lar, onde, reunidos, aconchegados no calor da amizade e da família, possam cear e trocar presentes entre si, possam sequer desejar-se felicidade; é enorme.
Mesmo que a solideriedade, que nestes tempos tem marcado positivamente lugar na nossa sociedade, minimize de certa forma o sofrimento de tantos a quem falta o comer e o agasalho, e para quem, a desesperança e a incerteza do futuro, são imensas.
A este propósito, recordo-me do poema de António Aleixo, intitulado; "Os Vendilhões do Templo"
Deus disse:faz todo o bem
Neste mundo, e, se puderes,
Acode a toda a desgraça
E não faças a ninguém
Aquilo que tu não queres
Que, por mal, alguém te faça.

Fazer bem não é só dar
Pão aos que dele carecem
E à caridade o imploram,
É também aliviar
As mágoas dos que padecem,
Dos que sofrem, dos que choram.

E o mundo só pode ser
Menos mau, menos atroz,
Se conseguirmos fazer
Mais p'los outros que por nós.

Quem desmente, por exemplo,
Tudo o que Cristo ensinou.
São os vendilhões do templo
Que do templo ele expulsou.

E o povo nada conhece...
Obedece ao seu vigário,
Porque julga que obedece
A Cristo - o bom doutrinário.

Nunca como agora, nos achámos tão cercados por vendilhões do templo.
É urgente que tomemos consciência da realidade, das dificuldades, das necessidades mais prementes e saibamos reunir e utilizar as ferramentas de que dispomos, para mudar e vencer essas dificuldades. E, as ferramentas de que dispomos, são, tal como António Aleixo no seu poema nos aponta, «conseguir fazer mais pelos outros, que por nós». Não é fácil... mas é o caminho!
Desejo a todos que visitam o "Avançando" e também a quem não teve ainda esse privilégio [ ;) ] um Natal aconchegado, repleto de amizade, solideriedade e vontade de ajudar a melhorar este mundo de todos nós!

17 comentários:

Olinda Melo disse...

Meu amigo Bartolomeu

Penso que foi uma sorte para mim, chegar hoje ao meu painel e ver esta tua excelente mensagem de Natal, logo a iniciar a lista. Vim logo lê-la...e imbuir-me dos sentimentos que ela contém.

Uma mensagem de solidariedade, de amor entre todos, não só nesta quadra mas também em cada dia do ano. E que também o Natal diz respeito a todos os que nascem, sendo assim um conceito universal.

Caro Bartolomeu, para ti e para os teus desejo um Natal com tudo de bom agora e sempre.

Sinto-me uma privilegiada por conhecer e visitar este teu espaço.

Abraços.

Olinda

Bartolomeu disse...

Sorte a minha, Olinda, por reunir num simples blog, num ambiente virtual, seres humanos com tu, sensíveis e carinhosos, que não se inibem de me dispensar a sua simpatia.
Recebe também os meus votos de um excelente e luminoso Natal!
;)

crotalus disse...

Gostei do post, é bonito... todos nós sabemos da importância da ajuda, acredito e observo que é realmente já é preocupação de muitos, atrevo-me a dizer que mais de metade das pessoas com possibilidade de ajudar, realmente ajuda. o que me faz questionar, como é que não existe uma sociedade mais igual? como é que existe pessoas tão desesperadamente com necessidade de ajuda? de onde as pessoas vêm para onde vão... porquê que essas pessoas não podem desenrolar um papel mais activo na sociedade e porquê que existe a necessidade de destacar pessoas de forma económica, resultando assim o inverso... Será uma questão de supervivência de evolução humana..ou será apenas capricho? Será possível resolver este problema, e a ajuda será que ajuda mesmo...

Abraço grande a todos...

Bartolomeu disse...

As sociedades revelam-se mais coesas e altruistas, quando se encontram perante adversidades de grande dimensão.
Verificamos que sempre que ocorrem tragédias, provocadas por fenómenos meteorológicos ou geológicos de grande amplitude, os países se voluntarizam para prestar o máximo de apoio às sociedades afectadas. O mesmo sucedeu durante e após as grandes guerras, mundiais, ou regionais. A tendência gregária do ser humano, conduz instintivamente à prestação de auxílio, talvez como forma de se proteger de outros males que possam suceder por reflexo.
O que interessa, é que nós, humanos, estamos equipados com um "sistema de alarme" que nos alerta e impele a intervir no caos, fazendo com se reequilibre.
Somos afinal, uns semi-deuses; não te parece Crotalus?!
;)))

crotalus disse...

uma coisa é certa, somos omnipotentes(não sabemos do que somos capazes e até onde somos) somos omniscientes(o nosso conhecimento não tem limites e está sempre em constante crescimento, não temos limite) e somos omnipresentes(pois estamos em lugares que nem imaginamos) e uma coisa que não é certa mas é bem possível é que somos imortais, ou pelo menos a nossa alma é, alma é aquilo que nos define(acho). Se for um deus, gostava de ser o deus da simplicidade :) mas sim concordo contigo é importante a entreajuda.

George Sand disse...

Este é, definitivamente, um espaço de Natal.
Aqui o Natal faz-se. Consigo e com todos os que por qui pasam e ajudam a construir com sensibilidade e beleza...muitos dias de Natal. Mais ou menos 365 em cada ano.
Feliz Natal

Miguel Afonso disse...

"Natal é quando um homem quiser"
mas quantas vezes nos esquecemos disso e ficamos à espera do mês de dezembro para fazermos algo pelos outros, que esquecemos no resto do ano.

Tenha um feliz e santo Natal
grande abraço

crotalus disse...

http://www.youtube.com/watch?v=rgZsr2-FOOY

crotalus disse...

Havíamos de ser como as formiguinhas ou a abelhas, vivem em sociedade e cada uma desenrola o seu papel, todas trabalham para um bem maior 24 horas por dia, não há exclusões descriminações excepções, não há sede de poder ganância indiferença, mas também não há amor e o amor faz as coisas mais bonitas do mundo, um real sentido para que a vida pensante exista... é sempre um jogo de equilíbrio como Bartolomeu fala muitas vezes. Temos que tenta puxar um pouco mais pelo lado positivo da balança

Feliz natal a todos

crotalus disse...

http://www.youtube.com/watch?v=bKoDGucPOWM

Só mais esta para a felizidade de todos...

Bartolomeu disse...

O importante, minha Amiga George, são os Amigos, os quais, tal e qual como as pequenas peças reunidas e encaixadas no seu espaço próprio, nos ajudam a montar o grande puzzle da Vida!
Desejo-te um maravilhoso Natal!

Bartolomeu disse...

Agradeço e retribuo os votos que me diriges, Miguel Afonso.
Sem dúvida, cada vez mais se justifica que façamos do espírito de Natal uma constante diária.
São imensos os acasos que nos distraem a atenção e nos levam a ocupar o tempo com "nadas" que acabam por nos gastar as energias, transformando-nos em seres vazios, de paixões, de objectivos e de ideais.
É importante que consigamos olhar o mundo de forma a percebermos que somos parte integrante dele, numa simbiose intrínseca, onde todos temos um papel individual e comunitário a desempenhar.
Um excelente Natal, Miguel Afonso!
;)

Bartolomeu disse...

Yes my friend Crotalus!
We can dream with everything, and we can made our dreams come true, if we decide to be a brotherhood of people...
;)))

Interessada disse...

Esquecem-se as boas lições do passado e repetem-se erros.
Contra a ditadura do eixo Paris-Berlim e perante o mau estado de saude do mundo, o que eu mais desejo é paz e solidariedade, sem subjugações.
Sentimento de partilha genuíno
, com compromisso de solidariedade para com os mais desprotegidos.*************

Um abraço envolto em ternura e votos de um Feliz Natal e um bom ano 2012.

Ana Maria

Interessada disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Interessada disse...

Quadra natalícia não é para esquecer tudo o mais!

Bartolomeu disse...

Olá, Minha Amiga Interessada!
Acompanho os teus votos para o Mundo.
E, envio-te um abraço fraterno, recheado de esperança.
Um bom Natal e um bom 2012!