sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Poema com rima...

Solidariedade:

Solidariedade, rima com verdade:
A verdade que a transparência dos teus olhos reflecte, quando me mostra o mais profundo da tua alma.
A verdade que me faz acreditar na pureza de algo indefinível, mas que sei, brota do mais íntimo do nosso ser.

Solidariedade, rima com tranquilidade:
A tranquilidade que a tua mão me oferece quando segura a minha, e me dá a confiança necessária para enfrentar e vencer as dificuldades que ao longo da vida, vão surgindo.
A tranquilidade que a tua palavra de apoio e aconselhadora, me oferece, quando me encontro indeciso, duvidando muitas vezes se serei capaz, e tu me afirmas que sim.

Solidariedade, rima com amizade:
A amizade que nasce e se reforça, que cresce e adquire a dimensão e a força de uma montanha.
A amizade que resiste ao tempo e à acção dos elementos mais agrestes e destrutivos, mantendo-se sempre pura e luminosa.
A amizade que me ajuda a sorrir nos momentos menos felizes.
A amizade que não me deixa desanimar quando os desafios parecem grandes demais para o meu tamanho.

Solidariedade, rima com fraternidade:
A fraternidade que nos une e nos iguala.
A fraternidade que destrói diferenças e nos eleva, nos permite sair da mediocridade e nos impregna dos sonhos que nos permitem desejar construir o futuro.
A fraternidade que nos ensina a conhecer a verdadeira dimensão do ser humano e nos dá asas suficientemente fortes, capazes de nos sustentar durante o voo que devemos cumprir, e nos leva a atravessar oceanos de esperança.

8 comentários:

lenor disse...

Tão bem sentido, tão bem dito! Eu devia ir ao 4R saber com quem é que andas a avançar! Que com a minha benção ia ser outra coisa. Mas não preciso ir, eu acredito! E tu ainda mais!
:)*

Catarina disse...

Este “Poema com rima” foi postado por Bartolomeu.

Bartolomeu é o seu autor?

Parabéns! Intenso... uma doçura!.. o poema, evidentemente...

C.A.

Bartolomeu disse...

~Leozinha, minha querida, este já não me foi inspirado pela mesma Senhora que inspirou o anterior. No entanto seria razoável poderes visitar o 4R. Razoável e fácil, na medida em que te bastaria seguires o link(zinho) ali em baixo à direita.
Vai até lá e lê, mais do que uns, publicam por lá autores de excelentes textos.
Talvez menos profundos que aqueles outros que se podem ler no amor de predição, mais de longe mais interessantes que aqueles outros que podes encontrar no avançando.
;))))
Beijáço miúda linda!

Bartolomeu disse...

Catarina, bonito nome. Olha o que fui encontrar na net, acerca do teu nome: «Catarina – Deriva do latim medieval Catharina e do grego Katharós, uma derivação do nome da deusa Ekáte e significa "puro". Trata-se de um nome ao qual se atribui um espírito inseguro e sonhador. Vive de acordo com as emoções do momento, o que lhe confere a particualridade de tão depressa estar contente, como assustada. Joga a seu favor uma grande dose de intuição e de persistência, bem como uma excelente capacidade de persuasão e feminilidade.»
"...joga a seu favor uma grande dose de intuição..." o que quer dizer, se este "estudo" não se equivoca, que já terás intuído ser Bartolomeu o autor deste "Poema com rima...", assim como das restantes publicações que podes encontrar no blog.
De todo o modo, é mais importante para o autor que quem o lê lhe encontre intensidade e doçora, que propriamente lhe reconheça a paternidade.
;))))
Agradeço-te Catarina, a visita e o comentário. Como terás verificado, aqui o autor não prima pela regularidade, as suas postagens surgem sem calendário, mais ao rítmo da inspiração que da obrigação, pelo que, por vezes se torna monótono. Contudo, sempre atento à natureza dos comentários.
;)

Catarina disse...

Esse “estudo” que encontrou na net não está muito longe da verdade. Será que a minha madrinha/mãe teria levado isso em consideração quando esta linda carinha lhes apareceu?! Sem presunção da minha parte. Falo de uma passado... remoto....

Esta minha deambulação por blogues é relativamente recente. Optei por este caminho para os momentos de ociosidade. O que me atrai nos poucos que visitei até agora é precisamente essa “atenção à natureza dos comentários” por parte dos seus autores/administradores através das suas respostas e tb por parte dos seus leitores. É como se – e é, ao fim e ao cabo – estivessemos num convívio directo pessoal – oposto de virtual, diria.

Eu sei que tb não se deve perguntar a idade a um cavalheiro... mas lendo os seus vários escritos postados no seu e noutros blogues, sinto uma enorme curiosidade (não lhe estou a pedir que a satisfaça – mas se estiver propenso a fazê-lo... sinta-se à vontade!) ... São temas , de facto, variados... com tendência para o sentimento, para os relacionamentos que muito agradam aos seus vários leitores. Esses mesmos escritos denotam grande saber, grande facilidade de expressão! E a sua popularidade é absolutamente incontestável, Bartolomeu!

Visitarei este blogue com certa assiduidade. É refrescante, divertido e dá azo a uma muito boa disposição.

Até à próxima.

Bartolomeu disse...

Começando pelo final do teu comentário, Catarina, posso garantir-te que o meu primeiro objectivo quando escrevo, é esperar pelos comentários. Se assim não fosse... talvez me bastasse pensar e reflectir sobre os assuntos que aqui me trazem, ou então, assenta-los numa folha de papel que muito provávelmente acabaria esquecida num canto qualquer. A par deste primeiro objectivo está um outro, irmão gémeo do primeiro que é precisamente o de me divertir, divertindo. Não vou esconder-me atrás de uma falsa capa de ingenuídade e afirmar que não coloco aqui e ali, nos meus textos, uma pitadinha de desafio e de provocação, para criar a hipotese de alguns comentários poderem surpreender os seus autores.
;)
A minha idade são 53 anos, que tenho tido a imensa sorte de terem decorrido harmoniosamente primaveris.
;)
Quanto às deambulações pelos blog's... minha cara amiga... penso que mais ou menos, trata-se de um "lugar comum" à maioria dos internautas. Apesar de os objectivos de cada um diferirem... penso. Achei interessante a tua reflexão acerca da caracteristica dos diálogos nos comentários aos blog's. Da minha experiência que tambem não é vasta nem assídua, percebo que muitas vezes se establece uma cumplicidade que, não deixando de ser virtual, adquire contornos de real. Afinal, e para todos os efeitos são sempre seres humanos reais que establecem ligações raciocinais, através de meios virtuais.
Por fim, resta-me acrescentar que não me custa acreditar que a carinha que identifica o nome que a madrinha/mãe escolheu dar-te, seja realmente bonita... a avaliar pela escrita...
;))))
É um gosto lêr os teus comentário Catarina.

lenor disse...

Já comentei no post do teu poema, lá na 4R; que é que queres que eu diga daquelas conversas??? Pão, paz, terra, liberdade e independência nacional???
Para sermos um bom país só precisávamos de duas coisas: contas que se baseiem permissas sensatas e sensatez. Há disso na feira?

Bartolomeu disse...

Já fui ver Leozinha, como sempre... desafiadora.
Precisamente como devem ser as pessoas inteligentes.
Gostei!
;)