quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

O Diabo e a Cruz

Muitos e diferentes são os mitos que atormentam as nossas existências.


A eterna e permanente guerra entre o bem e o mal, materializa-se em muitos casos, num bizarro tema folclórico, ornamentado de símbolos e de imagens, uns pavorosos, outros paradisíacos.


Quando tentamos compreender a necessidade de estes dois "faróis" existirem, topamos irremediávelmente com as nossas fragilidades pessoais, as nossas incapacidades de nos compreendermos e de nos relacionarmos. Então, nessa altura, torna-se muito mais fácil resolver essa nossa dificuldade, remetendo para as forças do bem e do mal. Contudo, em boa parte das situações que se nos deparam, ou até mesmo na totalidade das mesmas, a solução enquadra-se perfeitamente dentro do nosso poder de auto-crítica e de auto-determinação.


Não quero dizer com isto, que deste modo consigamos anular por completo, a causa do efeito. Nem pensar.


Dou um exemplo; se passarmos por alguém e não cumprimentarmos, o efeito mais provável será, não sermos também cumprimentados por essa pessoa. Ou então e passando para o ambiente virtual dos blog's, se comentamos um post e o seu autor não se digna colocar um comentário ao nosso comentário... um simples "smile", sinal de que cedeu algum do seu tempo e da sua atenção, à opinião do comentador; então é muito provável que esta causa provoque como efeito, o anulamento dos comentários, do comentador.


Estas dinâmicas tão peculiares, reservadas aos seres que possuem capacidade para pensar, que raciocinam e tentam compreender o porquê das coisas, regulam as nossas existências e ditam os nossos comportamentos. Por vezes, estes sentimentos remetem-nos para o ostracismo, por vezes, enchem-nos de um sentimento que abomino; a indiferença.


Por natureza, acredito na capacidade de regeneração comum a todos os seres. E entendo que regeneração é uma palavra múltipla e totalmente abrangente, capaz de substituir com total e completa vantagem, quer o diabo, quer a cruz.


Assim reine entre os Homens de boa vontade, a paz, a concórdia e a mutualidade!!!

3 comentários:

Olinda Melo disse...

este é um dos temas sobre que adoro trocar ideias- os mitos e também as mentalidades. hj nao vou poder faze-lo como eu gostaria. mas digo-te, esta dualidade bem-mal, importante para o nosso equilíbrio, que se insere num paradigma maniqueísta, gosto de temperá-la com a temperança, passe o pleonasmo, com o meio-termo. uma zona onde se analise se td o q vejo é assim preto ou branco...
gosto vida interacção entre as pessoas e de lhes dizer q gosto delas - sorriso.

abraço

olinda

p.s. vou postar hj o texto q deixaste no comentário do soneto de camões, adorei-o. o q achas, dou-lhe o título de 'amor de estudante'? a pergunta é a sério...


abraços

Bartolomeu disse...

Olinda,
Pela forma da tua escrita, noto que continuas a usar uma só mão. Uma experiência que irá produzir um efeito, que espero te venha aser de algum modo compensador das limitações que tens sofrido.
Quanto ao assunto do texto que escrevi; tenho a dizer-te que este é também um dos temas que prende a minha atenção; reflectir sobre o quê e o porquê das nossas acções e reacções, a interligação com tudo o que nos rodeia, consciente e inconscientemente.
Quanto ao título do comentário... eu, não acharia outro mais adequado.
;))

Olinda Melo disse...

obrigada, meu amigo.

-risos-

abraços tb

olinda